Patty Jenkins critica estreia de ‘Mulher-Maravilha 1984’ no streaming

A diretora Patty Jenkins, responsável por comandar os dois filmes da franquia estrelada por Gal Gadot, voltou a criticar a decisão do lançamento simultâneo de Mulher-Maravilha 1984 nos cinemas e na plataforma HBO Max. Durante sua participação na CinemaCon, realizada na última quinta-feira (26), Jenkins declarou que o modelo híbrido adotado prejudicou significativamente o desempenho do longa nas bilheteiras.

Segundo a diretora, o lançamento no streaming foi um dos principais fatores para a arrecadação abaixo do esperado. A cineasta afirmou que, embora compreenda o contexto da pandemia, não acredita que esse formato funcione para grandes produções cinematográficas. “Foi prejudicial para o filme”, afirmou. “Eu sabia que isso poderia acontecer. Não acho que streaming seja o lugar certo para esse tipo de lançamento, nunca. Não sou fã dessa estratégia híbrida e pretendo evitá-la para sempre.”

Mulher-Maravilha 1984 teve seu lançamento adiado diversas vezes. Originalmente previsto para dezembro de 2019, o filme chegou às salas de cinema apenas em dezembro de 2020, em plena pandemia de Covid-19. Nos Estados Unidos, foi lançado no mesmo dia no serviço de streaming HBO Max, sem cobrança adicional aos assinantes, como forma de contornar o fechamento de muitas salas e o isolamento social.

Mesmo entendendo o contexto, Jenkins classificou a decisão do estúdio como um “mal necessário”. “Foi a melhor escolha entre várias escolhas ruins naquele momento”, declarou. Para ela, no entanto, a experiência de ver o filme ser lançado dessa forma foi “de partir o coração”. “Eu faço filmes pensando na experiência cinematográfica. Gosto de trabalhar com a Netflix em séries e projetos para TV, mas não faria um filme para a plataforma com esses termos. Quando o lançamento é limitado aos cinemas, fica muito difícil fazer um bom trabalho de divulgação”, completou.

Os números de bilheteria confirmam a frustração da diretora. Apesar de contar com um orçamento de aproximadamente 200 milhões de dólares, Mulher-Maravilha 1984 arrecadou apenas US$ 46,5 milhões no mercado doméstico e US$ 166,5 milhões globalmente, um resultado modesto para os padrões da indústria e da própria franquia.

Na história, a heroína Diana Prince (Gal Gadot) precisa enfrentar dois novos vilões: Maxwell Lord, vivido por Pedro Pascal, e Mulher-Leopardo, interpretada por Kristen Wiig. O longa também marca o retorno de Chris Pine como Steve Trevor.

Em contraste, o primeiro filme da franquia, lançado em 2017, também sob a direção de Jenkins, foi um enorme sucesso comercial. Com lançamento exclusivo nos cinemas, Mulher-Maravilha arrecadou impressionantes US$ 822,3 milhões em bilheteira ao redor do mundo.

Para Jenkins, a diferença entre os dois filmes é clara: a forma como foram lançados impactou diretamente no sucesso de cada um. Seu posicionamento reforça o debate sobre os desafios enfrentados pela indústria cinematográfica durante a pandemia e as transformações no comportamento do público diante das novas opções de consumo de conteúdo audiovisual.